A verdade é que está havendo uma banalização de faculdades de Direito pelo país e uma grande facilidade de adentrá-las (qualquer um pode fazer uma). De outra banda, não é um curso fácil de se fazer, pois demanda muito estudo e leitura.
Mas as pessoas estão lotando as Faculdade de Direito, por três razões: a primeira é por status e pura vaidade, pois ainda se tem a ilusão de que ser “Doutor” é sinônimo de poder e dinheiro; a segunda é em virtude do leque de Concursos Públicos que se pode fazer com o Diploma de Direito; e a terceira, e menos desejada no início, é a Advocacia.
Acontece que, após formados e frustrados por não conseguir passar em um Concurso Público, a maioria dos Bacharéis em Direito partem mesmo para a Advocacia e o sonhado “status” inicial vai por água abaixo, pois Advogado hoje se tem aos montes e não são mais vistos como pessoas de poder e dinheiro, como era antigamente, muito pelo contrário, estão desacreditados pela sociedade (sem generalizar).
O pior é quando o Bacharel em Direito, além de não passar em um Concurso Público, não consegue a tal carteira da OAB! Aí complica tudo, porque o tal Diploma não vai servir pra nada, absolutamente nada mesmo, e lá se vão desperdiçados cinco longos anos de faculdade… só restando frustração e remorso para o infeliz vaidoso, que só fez Direito para dizer que é “Doutor”…
Portanto, o conselho maior e mais sensato é: entre no curso de Direito apenas por vocação e amor, caso contrário, verá seu tempo e dinheiro jogados no lixo!
Para descobrir se você tem talento para o Direito, basta olhar para trás. Isso mesmo, olhe-se para trás e se visualize quando criança, adolescente e, agora, adulto, e pergunte-se: “Eu fui uma pessoa assídua na leitura?”; “Eu sempre gostei de escrever?”; “Quantos livros eu lia por ano?”; “Meus pais me incentivavam na leitura?”; “Eu era bem em oratória na escola?”; “Eu apresentava meus trabalhos escolares com desenvoltura e sem timidez?”; “Eu era comunicativo e tinha espírito de liderança?”; “Eu tinha facilidade de me relacionar com as pessoas?”; “Eu me comovia com os problemas alheios e tentava ajudar?”; e “Eu tinha um sentimento de justiça social e de compaixão pelo próximo?”.
Se a resposta for sim para todas essas perguntas, vá fundo e entre com tudo na Carreira Jurídica, pois você, de fato, tem talento para ser “Doutor”, seja na área de Concursos Públicos, seja na área da Advocacia, tanto faz, porque qualquer uma dessas vai lhe fazer feliz! Porém, se a resposta foi negativa para qualquer uma dessas perguntas, desista enquanto é tempo e tente descobrir o seu verdadeiro talento. Com certeza você tem um; todos nós temos os nossos próprios talentos já enraizados em nós mesmos desde sempre.
Artigo, originalmente, publicado em: https://censurazero.com.br/direito-em-suas-maos-se-o-mercado-esta-tao-saturado-de-advogados-por-que-ainda-vemos-tantas-pessoas-lotando-os-cursos-de-direito/
Se gostou, curta, comente e compartilhe com seus amigos!
Veja muito mais na minha página do Facebook: Beatricee Karla Lopes.
Drª Beatricee Karla Lopes é Advogada Criminalista e Civilista – OAB/ES 15.171; pós-graduada em Penal e Civil; Escritora de Artigos Jurídicos; Membro Imortal da Academia de Letras da Serra-ES; Comendadora Cultural e Membro Imortal da Academia de Letras de São Mateus-ES; Comendadora Cultural da ONG Amigos da Educação e do Clube dos Trovadores Capixabas; Personalidade Cultural de 2017 do 3º Encontro Nacional da Sociedade de Cultura Latina do Brasil; Personalidade Artística e Cultural 2018; colunista do Portal Censura Zero – www.censurazero.com.br; Poeta; e Escritora Literária.
Contato: tel.: (27) 9.9504-4747, e-mail: beatriceekarla@hotmail.com, site: beatriceeadv.wixsite.com/biak, Facebook: Beatricee Karla Lopes e Instagram: @direitocensurazero.
CENSURA ZERO – AQUI TEM CONTEÚDO! | REDAÇÃO MULTIMÍDIA
#DraBeatricee #direitoemsuasmãos #direitocensurazero #advogadacriminalista👠👛 #advogadocriminalista #advogadacriminal #advogadocriminal #advogadosãomateuses #advogadasãomateuses #advogadoes #advocaciacriminal24horas #advocaciacriminales #advogadaes #advogado24horas #advogada24horas #advogadodejúri #vidamesurpreenda #advogadadejúri #advogadodesucesso #advogadadesucesso #direito #vocacao #talento #faculdade #doutor #concursopublico #oab #status #vaidade #frustracao
ความคิดเห็น